quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Subcomissão de Acompanhamento do projeto "Corredor Expresso Celso Garcia" da Câmara de SP.

Hoje 22 de outubro de 2009, participei às 10hs da reunião da Subcomissão de Acompanhamento do Projeto Celso Garcia, presidida pelo Vereador Senival Moura na Câmara Municipal de São Paulo.
Esteve presente uma equipe de técnicos da SPTrans, comandada pelo Superintendente de Planejamento Estrutural, Laurindo Junqueira, para apresentar o projeto. Entre as varias entidades presentes estavam Sociedades Amigos de Bairros, representantes de entidades civil da região e representantes de parlamentares com interesse em conhecerem melhor o projeto.
Após uma longa apresentação e justificativa das razões que levaram a SPTrans a pedido da Prefeitura a estudar uma solução para a mobilidade desta região, situada na zona leste de São Paulo, e assim vir a elaborar este projeto que originalmente é o de um “corredor de ônibus expresso”, igual ao Expresso Tiradentes (Fura-Fila), e que para atingir a velocidade comercial e o nível de conforto similar, dependera de artifícios de engenharia de alto custo, como obras de arte, com leito carroçável em “elevado ou subterrâneo”, o que encarece o valor de qualquer obra.
Laurindo, explicou que foi pedido para que estudasse a possibilidade de implantação de um veículo leve sobre trilhos, um VLT, no jargão técnico, e popularmente conhecido como “mono-trilho”, e que, portanto ainda não se tinha uma previsão de custo, mais que mesmo o “Mono-trilho” seria de fato menor do que o custo de um Metrô.
O que não respondeu o chefe da equipe foi à pergunta feita por um dos participantes, de quanto seria o custo do Mono-Trilho comparado ao do “corredor de ônibus expresso” originalmente proposto?
No fundo não sei se estou mesmo ouvindo propostas de um governo ou de um monte de “palpiteiros”, a impressão que tenho e que só tem sido reforçada é que não se tem projeto algum prá São Paulo, no que tange a mobilidade urbana, pelo menos este governo que esta aí.
Eduardo Facchini

2 comentários:

Anônimo disse...

schidaOnde nós vamos parar com tanta discussão, se faz ou não faz uma obra tão importante como esta, sendo que o tempo está passando,e o mais interessante que é a população da zona leste, mais necessariamente, estão cada vez mais dependentes dessa péssima qualidade do transporte público.
Tenha paciência do jeito que vai indo o mandato deste prefeito vai terminar e não vai ser feito exatamente nada,há muitas conversas e poucos resultados,o transporte está jogado as traças,infeslizmente essa é a realidade de SP e zona leste principalmente.Mesma coisa é o expresso tiradentes,que de tiradentes só tem o nome, ele só serve a parte central até o sacomã e pequena parte mais nobre da zona leste de SP.Torno a falar, deixem de lado essas dicussões,burocrácias que atrasam o crescimento da cidade,e façam o que deve ser feito logo porque a cidade está parando e deve ser vista como um todo,crescer como um todo,obrigado!!!

Edson Coelho Neves disse...

Cadê o corredor Celso Garcia até o itaim paulista seu prefeito? Há muitas conversas e poucos resultados,estamos recebendo promessas desde início de 2005,queremos qualidade e rapidez logo,o futuro é o presente que vivemos,tenha paciência do jeito que vai indo não vai ser feito nada,acordem vereadores e companhia,e cobrem,os ônibus estão ai,e a infra-estrutura necessária onde está? abraço.