quarta-feira, 29 de abril de 2009

Sem Projeto o Prefeito de São Paulo inventa moda...

Se você observar o que vem sendo divulgado pela imprensa sobre a nova solução para o Trânsito e o Transporte Urbano de São Paulo (Zona Leste), irá reparar que tudo não passa de mais uma armação para se ganhar "votos".
O Prefeito como nunca teve projeto para o setor tem colocado a frente da SMT e das duas empresas que gerenciam o Trânsito (CET) e o Transporte (SPTrans)um cidadão de nome Alexandre Moraes, cidadão este com pretensões a virar Deus, pois ocupa além dos três cargos o de Secretario do Lixo, isto não é nada se o mesmo mostra-se a que veio e resolvesse pelo menos um dos vários problemas deste setor tão carente de soluções, mais até agora só arrumou confusão com o setor de carga, criando a regra para rodízio dos caminhões.
O caso é que durante a campanha para sua eleição o senhor Kassab divulgou aos "sete cantos" o "dinheirão" que seria investido no mêtro, presente a seu amigo José Serra.
E agora isto???
O Estado viu que daquele "mato não sairia coelho" e resolveu investir no "Fura Fila"?
Outra coisa é trilhos com pneus ou ainda não arranjaram técnicos qualificados para explicar o que será?
Leiam a reportagem abaixo e outras que estão nos jornais e vejam se alguém encontra uma explicação.
E o Prefeito quer uma grande festa!!!!!!!!!!
Se o povo "se tocar", vai ter.
EF

Agora, Fura-Fila vai ganhar trilhosTrecho entre Vila Prudente e Cid. Tiradentes terá integração e tarifa de metrô, com veículos elétricos sobre pneus

Eduardo Reina
O Expresso Tiradentes, ex-Fura-Fila, ganhará nova roupagem, a de metrô de superfície com pneus (VLP) - que correm dentro de trilhos -, e será movido a energia elétrica, em via elevada. Também terá verba do Estado, que passará a administrar o ramal de 22,3 quilômetros, entre a Vila Prudente e Cidade Tiradentes, com a contribuição de R$ 1 bilhão do Município, prometida pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM) inicialmente para o sistema metroviário tradicional.

A mudança foi anunciada ontem pelo governador José Serra (PSDB) e pelo prefeito. A nova linha, de R$ 2,3 bilhões, será construída em duas etapas. A primeira tem previsão de entrega para 2010. Ligará a Vila Prudente a São Mateus. Já a etapa entre São Mateus e Cidade Tiradentes deverá entrar em operação em 2012. Haverá uma interligação entre o Expresso e o metrô, na Vila Prudente, na futura estação da Linha 2-Verde.

O traçado final do que está sendo chamado de Metrô Leve Expresso Tiradentes não está definido. Deverá ser apresentado pela Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos em maio, quando será assinado o convênio entre Município e Estado. "Será feita uma grande festa em Cidade Tiradentes para anunciar o projeto", prevê Kassab. O governador disse que a proposta ajudará a reduzir os congestionamentos e facilitará o transporte de passageiros da zona leste ao centro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, o custo do projeto inicial do Expresso ficava entre R$ 400 milhões e R$ 600 milhões. Já o metrô leve custará R$ 2,3 bilhões, enquanto o metrô por subsolo no mesmo trecho custaria de R$ 1,7 bilhão a R$ 4 bilhões, sem contar desapropriações.

Segundo Kassab, a modificação foi decidida para otimizar a aplicação de recursos públicos. Entre Vila Prudente e Oratório, a linha do metrô e o Expresso seriam coincidentes por 2,1 quilômetros e custariam juntos R$ 3 bilhões. A instalação do ramal Oratório da Companhia do Metropolitano implicaria grandes desapropriações na Avenida Luiz Inácio de Anhaia Melo, que também perderia 8 metros de largura até São Mateus.

"Para se ter uma ideia, o Metrô de Ipiranga a Vila Prudente custa R$ 2 bilhões. Por R$ 2,3 bilhões, vamos fazer 22,3 km de Metrô Leve. É um projeto econômico. Combina esforços da Prefeitura e do Estado e é muito importante para a zona leste", justifica Serra. Também é considerada a possibilidade de entrega das obras em tempo menor, previsões menores de gastos com manutenção e consumo de energia elétrica.

FRASES

José Serra
Governador

"O metrô leve não vai precisar passar por cruzamentos, será por via elevada"

Gilberto Kassab
Prefeito

"Será feita uma grande festa em Cidade Tiradentes para anunciar oficialmente o projeto"

NÚMEROS

R$ 2,3 bilhões
custará o ramal, que terá 22,3 km e será administrado pelo Estado. O Município arcará com R$ 1 bi; e a primeira fase das obras deverá ser entregue em março de 2010

Um comentário:

Anônimo disse...

O sistema ao qual você se refere é o monotrilho, de capacidade maior que a de um corredor de ônibus, como o que seria construído, porém menor que a de um metrô pesado como São Paulo conhece. Não é nenhuma moda inventada, ele existe no transporte de outras cidades fora do Brasil. Sim, a prefeitura arranjou técnicos qualificados, numa visita de Kassab ao Japão.